Desafio 1 ano

Analisem a charge abaixo e confrontem com base na imagem, o senso comum e a atitude filosófica. Confeccionem um comentário que justifique sua opinião, identifique-se e não copiem dos colegas...essa postagem irá compor a nota de nosso primeiro bimestre.

Comentários

  1. Olá professora.. =)
    Queria saber se a resposta dessa charge vai valer nota para o 1ºA da manhã do JBC?? Obrigado
    -Gabriela Costa

    ResponderExcluir
  2. vamos lá pessoal, vale sim espero por todos vcs...

    ResponderExcluir
  3. Eu penso que, em nosso cotidiano, somos acostumados a fazer algo que planejamos. Ou seja, nunca paramos para pensar e refletir sobre algumas coisas. No caso do menino, ele tenta entender como que acontece tal coisa, de tal modo. Mas, a mãe, não consegue passar sua idéia e sua reflexão, pois acha isso uma besteira e não tem sentido algum. Então, ela tenta escapar das reflexões do menino, e se extressa ao momento em que ele insiste em entender. Ele tenta encontrar uma explicação para isso, e mostra o interesse e sua atitude filosófica. Já a mãe, em um senso comum, se preocupa apenas com a sopa que está esfriando, e com a 'mínima importancia' sobre as perguntas do garoto.

    Gabriela nº12 1ºA - JBC :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem Gabriela, a mãe persiste no senso comum e o garoto até tenta fugir mas está difícil né?

      Excluir
  4. A atitude filosófica é do menino, que faz tipo de perguntas simples e sem sentido.E a mãe do menino de mostra senso comum, que está mais interessada na sopa, do que as perguntas do garoto.
    Muitas vezes nós fazemos perguntas sem sentido e não paramos para pensar, e falamos coisas que não tem nada ver.

    CAMILA CRISTINA SANTANA LIMA 1ºA nº06 JBC *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a reflexão filosófica só possui perguntas sem sentido?Ou perguntas simples? Acho que vc não soube se expressar muito bem...

      Excluir
    2. não, também possui perguntas com sentidos .Mas a atitude filosofica do garoto sempre fazer perguntas para sua mãe e o senso comum da mãe só escutando que o garoto está falando recebendo dizer dição, de modo espontãneo e não crítico.

      Excluir
    3. na verdade todas as perguntas possuem sentido Camila, na verdade quando notamos que elas não possuem sentido não entendemos sua finalidade e aí é hora de aprender...

      Excluir
  5. As perguntas do menino feitas para a mãe são as açÕes que fazemos no nosso dia-a-dia,que no caso do menino, ele tenta entender porque isso,porque aquilo.O senso comum e a atitude filosófica do garoto é tentar encontrar uma resposta.Ele tenta achar uma explicação,perguntando as coisas que não sabe para sua mãe,que não quer saber das perguntas feitas pelo filho,e que apenas se preocupa com o esfriamento da sopa.

    Fabiana Rie Togawa nº11 1ºB -JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a mãe que esfriar a sopa, mas o menino que algo mais o que?

      Excluir
  6. A atitude do menino vem de encontro com suas ações no dia a dia ,
    que deveria ser mais aberta ao dialogo com sua mãe.
    Cujo essas perguntas são para chamar a atenção dela.
    ''Portanto dialogar com os filhos é muito importante''

    Gabriel Hamilton Apolinario Mendes nº13-1ºB-JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente Gabriel o diálogo é a base te tudo, aprendemos isso com Sócrates....mas e o senso comum e a reflexão filosófica?

      Excluir
    2. Bem ,a reflexão filosófica do garoto vem das perguntas que ele faz para a mãe,que, no entanto só esta preocupada com a sopa e certamente a mãe dele não vai responde-las ,pois,as perguntas são muito complexas e isso é um senso comum..

      Gabriel Hamilton Apolinario Mendes nº13-1ºB-JBC

      Excluir
    3. Agora sim!!!!Tudo ficou mais claro, parabéns.

      Excluir
  7. O menino tem suas curiosidades sobre tais assuntos e ele resolver perguntar pra sua mãe pensando que ela podera refletir sobre a pergunta e responde-la sabiamente,mas ela esta apenas preocupada com a penas com sopa,e não da nenhuma moral para as perguntas que o menino faz a ela.

    Marcelo Yuji Fuziyama nº28-1ºB-JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Marcelo então a mãe permanece no senso comum certo?

      Excluir
    2. Correto professora Silena,a mãe está apenas preocupada com o senso comum que é nada mais nada menos o esfriamento da sopa

      Excluir
  8. O garoto usa sua atitude filosófica , tenta saber o porque de algumas coisas que fazemos , alguns hábitos do cotidiano que usamos , mais que não temos nenhum conhecimento se está correto de se fazer , e sua mãe não sabe te responder , porque como todo mundo sempre usou o seu senso comum , e acaba se preocupando só com a sopa que vai esfriar .

    Carolina Naomi Morikawa / N° 08 / 1°B / J.B.C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso mesmo Carolina, não devemos deixar que o senso comum atrapalhe nossa reflexão nunca...

      Excluir
  9. O garoto tem uma atitude filosófica tentando saber o porque das coisas não ter respostas, ja a mãe não esta nem ligando para o filho só esta preocupada com a sopa, isso é um senso comum.

    Kethelly Martins Da Silva/ 1º B/ Nº 23/ JBC

    ResponderExcluir
  10. Bom, como toda criança normal, o garoto é curioso e usa a atitude filosófica para tirar suas dúvidas e curiosidades com a mãe, porém ela não dá a mínima atenção para as questões do garoto, como se fosse coisas bestas e sem sentido! Apenas se preocupando com a sopa, assim sendo o senso comum.

    Sergio Henrique dos Santos Santaela-n°35-1ªA-JBC

    ResponderExcluir
  11. O garoto quer descobrir coisas que para ele não são comuns ou são estranhas perguntado para sua mãe, porém ela não quer responder para o filho e quer que ele coma a sopa pois sua mãe apresenta o senso comum e o filho a atitude filosófica.

    Leandro Andrade Cavallin-Nº23-1ºA-JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente na charge o garoto por ser novo não possui muito conhecimento, e por isso pergunta a sua mãe por exemplo: "como foi que a placa (proibido pisar na grama) foi colocada la" pois como diz Immanuel Kant "o conhecimento se da após a experiência" e busca a resposta (praticando a atitude filosófica) com sua mãe e a mesma, por não refletir sobre a pergunta do garoto o ignora mandando-o comer a sopa e assim ela passa o censo comum para que siga a sociedade no cotidiano sem questiona-la

      Leandro Andrade Cavallin-Nº23-1ºA-JBC

      Excluir
    2. bem lembrado Leandro...o criticismo explica mesmo nossa charge,gostei.

      Excluir
  12. Luís Otávio Silveira de Souza. Nº 28 - 1ºA.19 de março de 2012 às 09:21

    O garoto, por sua vez faz várias reflexões (atitudes filosóficas), perguntando a mãe coisas que para ele são desconhecidas ou estranhas, a mãe representa perfeitamente o senso comum ao ignorar seus questionamentos e desviar o rumo da conversa, pois o senso comum tem como característica o não - questionamento de tudo o que o cerca, aceitando imposições e costumes feita pela sociedade. Desse modo, a mãe, diante do filho, fica sem respostas para o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Luis, a mãe prefere permanecer no senso comum...

      Excluir
  13. José Vitor Gualdi Dos Santos. nº 20 série 1ª A.19 de março de 2012 às 09:48

    Na charge é apresentada dois tipos de atitudes, a filosófica e a do senso comum.
    Atitude do senso comum é quando fazemos determinadas atividades do nosso cotidiano sem indagar os motivos para tal feito, porém, o ato filosófico tem como características o questionamento, típico de uma criança, pois, "o homem é uma tábua rasa" afirmava John Locke.Através de nossas experiências que adquirimos o conhecimento, portanto, o garoto tem a curiosidade às palavras utilizadas no dia-a-dia, mas, sua mãe o interrompe efetuando o senso comum, apenas ignorando suas questões.

    ResponderExcluir
  14. José Vitor Gualdi Dos Santos. nº 20 série 1ª A.19 de março de 2012 às 10:13

    professora errei na afirmação de John Locke, sendo " o homem é uma tábula rasa"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok José, erramos sempre e aprendemos com nosso erros, mas sua idéia é muito boa, inclusive citou o pai do empirismo...ficou bem interessante.parabéns

      Excluir
  15. QUERIDOS QUERO PARABENIZAR A TODOS PELO ENVOLVIMENTO COM AS ATIVIDADES, GOSTARIA DE SALIENTAR QUE A ATITUDE REFLEXIVA É MUITO BEM VINDA NAS MAIS VARIADAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE ENVOLVEM NOSSAS VIDAS, PERCEBO QUE VCS TÊM PERCEBIDO ISSO E ESSA É A APLICAÇÃO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA, VAMOS LÁ TEMOS MUITO PELA FRENTE.

    ResponderExcluir
  16. O garoto por sua vez,usa a atitude filosofica,perguntando para a mãe, tentando entender e compreender o porque de diversas coisas que ocorrem em nosso dia-a-dia,que muitas vezes deixamos de reparar. A mãe, já não se interessa tanto quanto o filho,não sabe responder as perguntas dele,e insiste no senso comum.

    Ana Beatriz nº04 1ª A.

    ResponderExcluir
  17. Paolla Marcela da Silva N°32, 1°B20 de março de 2012 às 11:49

    Na charge consta tanto a atividade do senso comum quanto a reflexão filosófica. A atitude filosófica é usada quando o garoto que aparece na imagem faz várias perguntas a sua mãe com propósito de adquirir novos conhecimentos refletindo,pois ninguém sabe tudo, mas ela por sua vez, o ignora não respondendo suas perguntas e desviando do assunto, utilizando o senso comum, do qual é usado apenas pelos órgãos dos sentidos sem necessidade de refletir sobre algo.

    ResponderExcluir
  18. Na Charge o Garoto so queria Satisfazer sua Curiosidade em saber de tanta informação......Mas o Objetivo do Menino era Fazer sua Mãe Refletir sobre o Assunto EM QUESTAO, Enquanto ela so queria saber de que ia esfriar a Sopa....Então isso faz com que seja um Senso Comum certo???
    Fernanda Araujo Brito/nº12/1ºB/JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então Fernanda, principalmente da coitada da mãe que prefere alienar-se a uma mera sopa...pense nisso.

      Excluir
  19. Toda criança tem suas duvidas, e toda mãe sabe disso, e na maioria das vezes as mães ignoram seus filhos e suas curiosas perguntas porque levam como uma "besteirinha de criança". Nesse caso acontece isso, o garoto fica perguntando sobre coisas curiosas da vida que todos deveriam se perguntar, e a mãe ignorando-o e se preocupando mais com a sopa, insistindo em continuar no seu senso comum.

    Rebeca Santana de Freitas, Guião, nº30,1ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, mas lembre-se que novas perguntas geram novos conhecimentos

      Excluir
  20. Joser Cleyton Neves Nº 21, 1ºA20 de março de 2012 às 19:50

    Entendo, que o garoto faz perguntas a sua mãe para compreender a atitude filosófica de perguntar o que é ?, como é ?, e porque é ?, para esclarecer suas duvidas do mundo que ele ainda nao conhece, e a mãe ignora-o pedindo apenas que ele coma a sopa usando o senso comum de que todo mundo sempre pratica no cotidiano e é certo, pois mesmo ela, nunca parou para se perguntar o que, porque ou como isso ocorre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu Joser, inclusive existem filósofos como Kant por ex. que produzem a filosofia com base em perguntinhas básicas essa é a teoria criticista, nossa pró. aula.

      Excluir
  21. Bom o garoto tem uma atitude filosofica pois ele pergunta o porque das coisas nao terem respostas.Pois ele quer esclarecer todas suas duvidas .E sua mae simplesmente ignora o garoto usando o senso comum.Pois ela so quer saber da sopa.

    Nº02 - 1ºA - JBC

    ResponderExcluir
  22. Derli Moretto Jr nº09 JBC 1ºA22 de março de 2012 às 09:18

    Posso concluir da charge que o menino indaga sua mãe sobre coisas do dia-a-dia despertanto o olhar cientifico sobre coisas que dificilmente alguém daria importância, sua mãe o ignora pois esta acostumada como a maior parte das pessoas, com o olhar do senso comum e acha que dar importância a isso é mera futilidade pois não sabe se distanciar do senso comum .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom Derli, o mundo contemporaneo nos leva cada vez mais a migrar do senso comum, não é mesmo?

      Excluir
  23. O menino faz muitas perguntas a sua mãe querendo saber o porque,essa é atitude filosófica,mas a mãe dele nem liga para o que seu filho esta dizendo,ela só quer saber da sopa,esse é o senso comum.

    Wêndeley José P.V.Lima nº39 1ºB

    ResponderExcluir
  24. Na charge é apresentada tanto a reflexão filosófica como o senso comum.O menino esta usando da reflexão filosófica fazendo perguntas a sua mãe, como toda criança ele quer saber o porque das coisas que acontecem no cotidiano, mas sua mãe está usando o senso comum desviando a conversa e não respondendo as perguntas dele, pois ela não tem as respostas.

    ResponderExcluir
  25. Luana Arissa V. Hossotani nº 25 - 1ºA23 de março de 2012 às 17:00

    Nesta charge, apresenta dois tipos de características da filosofia, o senso comum e a atitude filosófica, podemos tirar a conclusão de que o senso comum está sendo representado pela mãe do garoto, pelo seu modo de se comportar diante as perguntas do filho, sem se preocupar em questiona-lo; apresentando a sopa como dispersão. Já na situação do garoto está praticando a atitude filosófica, perguntando para a mãe as coisas do mundo que não conhece, por ser uma criança ainda, e pode se concluir que sua atitude vem das experiências cotidiana, mas que poucos param para refletir e questionar o porque é ? como é ? o que é ?

    ResponderExcluir
  26. Luana Arissa V. Hossotani nº 25 - 1ºA23 de março de 2012 às 18:13

    Professora esqueci de colocar o nome da escola é JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo devemos questionar muito...para aprender muito mais.

      Excluir
  27. Bom professora, na charge acima mostra a mãe e o filho, ambos em um restaurante, o filho executa a atitude filosófica, e a mãe o senso comum. Cheguei a essa conclusão, pelo garoto estar fazendo perguntas a sua mãe, perguntas do dia a dia. E a mãe por sua vez, mas preocupada em esfriar a sopa, a satisfazer a curiosidade do filho! A atitude filosófica seria pensar em algo, questionar algo. E o senso comum, algo normal, dentro dos "padrões".

    Paula Garcia de Souza n° 31 1°A - JBC

    ResponderExcluir
  28. Muitas vezes em nosso cotidiano não paramos pra pensar como as coisas são feitas,como acontece, e porque.ai na change o menino usa sua atitude filosófica fazendo perguntas para a mãe dele do nosso dia-a-dia,mais a mãe não da muita atenção para o menino,que esta mais preocupada com a sopa.

    Leticia n°24 1°A-JBC

    ResponderExcluir
  29. A charge retrata uma situação em que o menino começa a ter uma reflexão sobre diversas coisas como o por que de se escrever "separado' junto,tendo uma atitude filosófica ao contrario de sua mãe que tem uma visão mais comum, acostumada com isso, não reflete essas coisas do dia-a-dia, que deveriam ser mas muitas pessoas não o fazem tendo assim o senso comum.

    João Carlos M. M. da Silva Nº19 1ºA JBC

    ResponderExcluir
  30. pessoal continuem fazendo suas postagens..verifiquei o blog e ainda é possivel adicionar novas participações..vamos lá dia 10/04 é o prazo limite das participações...

    ResponderExcluir
  31. Na charge acima o menino faz perguntas para sua mãe sobre as coisas que acontecem em nosso dia-a-dia, coisas que nós nem prestamos a atenção e com essas perguntar ele gera a atitude filosófica mas sua mãe não liga para oque ele diz ela está interressada é na sopa e essa ação dela gera o senso comum. Aline Bonfim Nº3 JBC 1ºA

    ResponderExcluir
  32. Na Charge o menino faz pergunta filosófica para sua mãe que acontece no nosso dia-a-dia mas ela sempre fugindo do assunto mas menino insistir e ela se irita e ele faz uma pergunta mais difícil ainda e ela desisti de falar da sopa.

    Murilo Oliveira Queiroz N°31 JBC 1°B

    ResponderExcluir
  33. Pessoal, infelizmente percebi que muitos alunos deixaram de postar seu comentário, e sendo assim terão a nota do primeiro bimestre insatisfatória, mas não desanimem no próximo bimestre tem mais.Até lá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIO 2 ANOS

Primeiros anos, conteúdo de volta às aulas