DESAFIO 2 ANOS

Com base no racionalismo cartesiano, comentem a charge acima, lembrem-se dos conceitos de moral e ética. Não se esqueçam das devidas identificações, e do capricho de sempre....vale nota!

Comentários

  1. A charge acima é um exemplo de uma duvida que ronda a sociedade, ser ético ou não. Nela o personagem se encontra no meio de uma duvida cruel, colar ou não colar na prova pensando se isso é o certo ou não. Ele se vê perdido pois se colasse passaria e se daria bem, se não colasse iria reprovar, mas mesmo assim iria ter a consciência limpa,afinal colar é errado. Ele acaba pensando tanto nisso, nessa duvida de fazer o errado e se dar bem, ou fazer o certo e se dar mal, que o tempo acaba e ele não faz a prova. A tirinha se torna cômica a partir do momento que ele declara que a prova era exatamente de ética, o que está ligado diretamente a sua duvida, agir de forma ética ou não.
    Mariana Link, 2º B - JBC (:

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Mariana o caminho é esse mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Na charge acima temos um racionalismo ou seja uma operação mental ou lógica,que tem um raciocínio atráves da razão ou pensamento teórico,pois quando ele fala que não colou na prova,mas todo mundo pula algumas regras para se dar bem,ele está fazendo o racionalismo.Entretanto no final da charge ele fala que não colou, porque não deu tempo,e entregou a prova em branco,com tudo no final ele fala que isso é um exame de ética,que significa uma construção em uma sociedade,que serve para que haja um equilibrio e funcionamento social,assim ninguém saí prejudicado.Então ele não sabe se essa noção era certa ou errada,dentro de uma determinada sociedade. BIANCA S RUTTECOSKI,2A-JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem notado Bianca nossa atitude moral é avaliada de acordo com o grupo de pessoas envolvidas nesse processo.

      Excluir
  4. O nosso cotidiano é repleto de dúvidas e uma delas seria em qual conceito cada um de nós devemos seguir. Moral ou ética, eis a duvida. Agir em sociedade ou agir pensando em si mesmo? Na charge acima, o caso é muito constante, há em qualquer escola e com qualquer pessoa quando se surge a insegurança. O garoto não sabia se colava ou não no teste, ficou imaginando as possibilidades boas e ruins sobre o ato para o mesmo e para as outras pessoas, ser honrado ou ser uma pessoa “desonesta” para si e o “bom” para as pessoas ao seu redor. Colar em uma prova prejudica ambas as partes, pois se está colando, significa que a pessoa não possui nenhum conhecimento sobre tal assunto e futuramente há grandes chances de fazer falta em alguma situação de sua vida ou na do próximo. As pessoas preferem pensar no efeito do presente, e não nas conseqüências que poderão interferir no futuro e talvez este seja um dos motivos no qual o mundo está assim,como cita na charge acima. No fim, o garoto pensou tanto em colar ou não que acabou o tempo da prova e a entregou em branco e então seu amigo disse que isso poderia ser uma vitória moral, porém o garoto afirma que é errado colar em uma prova de ética. Com isso ele quis dizer que a prova era sobre o conhecimento do mesmo e não sobre os conhecimentos de seus colegas e não é justo consigo mesmo achar que seria uma boa opção para cobrir seu erro de não ter estudado e no fim se prejudicar com o ato.
    Ariane Couto, 2ºA JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BOM ARIANI, SÓ NÃO SE ESQUEÇA QUE ÉTICA E MORAL ANDAM JUNTAS, SE MINHA ATITUDE MORAL É ERRADA CONSEQUENTEMENTE A ÉTICA TBM SERÁ E VICE-VERSA, NO MAIS A IDÉIA É ESSA.

      Excluir
  5. A charge representa uma situação do nosso dia à dia, onde nós temos que pensar se fazemos as coisas certar ou não, colar por exemplo não prejudica ninguém mais é desonesto e é com coisinhas "bobas" que nós provamos o nosso caráter e a nossa ética, por que se trapaceamos com coisas pequenas futuramente iremos trapacear com coisas graves e nem dar conta que é errado. E percebemos que mesmo se prejudicando por entregar em branco ele provou a sua ética e caráter e temos que valorizar isso que normalmente é raro. :)
    Bruna Lima, 2ºB JBC

    ResponderExcluir
  6. O ato de levar vantagem em cima de algo com uma trapaça não é ético muito menos moral, mas muitas pessoas não se importam com isso pois simplesmente conseguem o que querem de forma mais rápida e pratica. A charge não só, retrata, uma duvida entre " colar ou não", mas também, escolhas que levamos no dia-a-dia.colar é sem duvidas, mais fácil do que estudar, como roubar é mais fácil do que trabalhar, mentir é mais fácil do que falar a verdade, e isso deve ser feito?alguns acham que sim, mas é algo de se orgulhar? Isto mostra seu senso ético e moral.você pode colar e se dar bem mas que moral você tem da pessoa que colou, e com os outros ao seu redor?não tem nada melhor do que conseguir as coisas com seu próprio esforço... Mas quem nunca trapaceou que atire a primeira pedra, as vezes o ser humano se deixa levar pela preguiça de conseguir algo merecido e acaba trapaceando é normal isso acontecer no mundo de hoje, mesmo não sendo nada ético. E o pior que na charge o personagem estava fazendo uma prova sobre ética e estava em duvida se colava ou não , ele pensou tudo sobre ética no ato de colar ou não colar, de trapacear ou tenta por mérito dele mesmo errando e depois se dando mal... a verdade é que ele tinha a resposta bem diante dos seus olhos mas não quis enxergar e o tempo acabou e a prova foi dada em branco.

    moral e virtude andaram juntas com Calvin.


    Bianca Lima, 2°B JBC

    ResponderExcluir
  7. Nessa HQ demonstra uma duvida muito presente na sociedade no nosso cotidiano.Tanto quanto fazer algo bom ou ruim , como por exemplo a duvida de Calvin se colava na prova ou não , ou seja , fazer algo ruim que possa até ajudar a passar de ano mas ser injusto pois outros alunos se esforçaram tanto para tirar uma boa nota e enquanto ele so trapaceou.E por isso que diz que o mundo é um "desastre" , pois decidem fazer algo para si mesmo de um jeito egoista e não pensando nos outros como um ato ético.
    Mas no final acaba não fazendo a prova , pois não sabia se fazia algo que até poderia ajuda-lo, porem futuramente perceberia que não saberia nada e com isso seria uma pessoa injusta ou seria honesto consigo mesmo com uma conciencia limpa pois aquilo seria uma prova para o bem de todos pois ajudaria futuramente.
    Kellen Togawa Nº27 2ºA

    ResponderExcluir
  8. Na situação acima mostra uma duvida, se o personagem age pela ética ou não, se ele agir de certa forma colando na prova teria uma nota boa, mas assim esta trapaceando não colocando em pratica a ética sendo o assunto de sua prova, não querendo arcar com as consequência de não ter estudado mas sim pensando que não terá prejuízo de ir mal na prova mas todo ato tem a sua consequência corre risco de ser prejudicado ao ser pego colando, e assim acaba tempo e ele entrega sua prova em branco. Esse ato muito comum na sociedade não pensamos no próximo mas os prejudicados somos nos mesmo.

    Bruno Ramos Nº14 2ºB

    ResponderExcluir
  9. A charge fala sobre um grande problema que atinge a sociedade de que devemos ser ético ou não ?!, no caso o personagem está em duvida se cola ou não na prova e está em duvida se sua atitude esta certa ou não perante a sociedade . E esta em duvida pois se acaso colasse tiraria uma nota boa e passaria mas se não viesse a colar iria se dar mal no entanto colando ou não . Isso nos faz lembrar que em vários momentos na nossa vida devemos decidir se vamos ir pela moral ou pela ética ! Como na escola ao furar a fila devemos pensar se isso é certo ou não pois todo ato sendo certo ou errado tem sua conseqüência ! No caso da charge ele acaba ficando com tanta duvida se age certo ou errado que acaba não dando tempo de terminar a prova . E no final é engraçado pois ele acaba falando que a prova é justamente sobre ÉTICA , que tem tudoo a ver com a sua duvida , se tem uma atitude ética ou não .


    DENISE ALBUQUERQUE Nº 15 2º A

    ResponderExcluir
  10. Na Charge Fala Sobre a duvida que temos sempre,tanto em uma sociedade tanto com nos mesmo,a duvida e a de sempre,devemos ter ética ou não?O personagem teve duividas se teve etica ou não,em sua prova,porque ele queria colar pra passar de ano,mas ao mesmo tempo teve duvidas isso porque ele poderia muito bem ter estudado,mas não estudou,se ele colase na prova ele poderia ser prejudicado no futuro.Por que sua prova falava sobre etica,ea etica usaremos sempre em qualquer lugar,e ele teve duvidas se o que ele fez foi etico ou não!!! Afinal ele nem colou porque não deu tempo deixou sua prova Em branco
    Pamela Rodriguês Prado 2°B Numero 33

    ResponderExcluir
  11. Desta charge, nos deparamos com uma atitude muito comum, principalmente entre nós jovens:"colar ou não colar". Calvin se vê em sua moral própria, usando primeiramente a persepção, ou seja, ele lança duas escolhas que podem influência-ló futuramente, depois percebe, usando a razão, as consequências que teria de sofrer se colasse ou não. Por isso que no 5º quadrinho, ele fala que estava "Racionalizando minha negatividade de aceitar as consequências de não ter estudado".
    Então, aprendemos aqui duas lições muito importantes para a nossa vida, a 1° e a de que, devemos nos esforçar, e estarmos sempre preparados,nem se for para fazer uma simples prova(que poderá te prejudicar ou te favorecerno futuro), e a 2° é de que, todas as nossas escolhas, independente de serem boas ou ruins, positivas ou negativas, sempre terão uma consequência, em outras palavras, a razão é o produto final do intelecto... É como dizem: 'Uma "razão" sempre tem uma reação'.

    Gabriele Dantas n°17 2ªA JBC

    ResponderExcluir
  12. O tema principal da charge a cima é um tema até que comum no meio dos adolescentes' colar ou não na prova '. Bom,Calvin levanta dois princípios, moral ou ética, qual seguir? Ele levanta os aspectos negativos e positivos sobre o ato, até para ver qual seria o melhor caminho. O de ser honesto consigo mesmo e com a professora, fazendo o certo que seria não colar, e por não ter estudado levar uma nota ruim, ou colar na prova e tirar uma nota boa para não se ferrar na escola,porém enganando a si mesmo,pois não estará aprendendo nada, e depois isso mostrara no futuro. Isso vai de cada pessoa. Essa charge nos mostra a importância de nossos atos na sociedade. Pode parecer uma coisa boba 'colar' mas pode ser o inicio de um ser humano preguiçoso, que não corre atras de seus princípios, e sempre será deixado para trás. Mostra também que devemos nos esforçar agora para que o nosso futuro seja bom, o que se faz agora reflete no amanhã. Devemos prestar atenção no que 'fazer', 'como fazer' e sempre vendo se vai prejudicar as pessoas ou até mesmo á si próprio.
    Mariana Piva N° 34 2°A JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é ficou muito bom sim professora, parabéns mariana.
      como sempre esperta e linda. ficou muito bom.

      Excluir
  13. ESCOLA: JBC
    SALA: 2ºA
    Nº 16



    Na charge a cima o Calvin tem a duvida se cola ou não na prova e fica analisando o lado negativo e positivo do ato, se for honesto tira nota ruim e repeti, por que não estudo, se não for tira nota boa, engana a si mesmo, pois ele não sabe nada sobre o assunto, mais no final o garoto afirma que não colou porque pensou tanto que acabou o tempo, então sua moral não esta tão definida assim. Essa atitude entre nós adolescentes é muito comum, mas não quer dizer que um aluno colar na prova é porque ele não estudo e sim falta segurança sobre a resposta que ele quer dar. A nossa vida em sociedade é assim, é uma duvida que todos temos pensar e agir para com os outros ou só em mim?.

    ResponderExcluir
  14. Caroline Vilalon nº16 2B - JBC


    A situação mostrada na charge acima é algo que frequentemente acontece no meio onde vivemos.O menino estava com dúvida se ele colaria ou não,ou seja,faria uso de sua moral e não tivesse nenhum prestígio por isso ou seria anti-ético e se daria bem.Ele faz o comentário de que talvez não fosse tão errado colar pois esse ato não prejudicaria ninguém,até certo ponto ele tem razão,mas não devemos esquecer de que ética é um conjunto de ideias proposto por uma sociedade,isso quer dizer que temos que agir conforme as regras,pois fazendo diferente disso tornaríamos tudo um completo caos e seríamos pessoas sem moral por não cumprir condutas éticas.

    ResponderExcluir
  15. Ana Beatriz Frangnan Vilalon, nº05, 2ºB - JBC .


    Frequentemente os estudantes pensam em colar em um exame para se dar bem e não ficar retido na matéria, mas colar não é uma atitude ética, a charge á cima mostra exatamente esse conflito mental que a charge cita, em ser ético e se dar mal, ou ser antiético e se dar bem, isso envolve a razão e a lógica, pois é errado colar, mas é ruim se dar mal na prova, e de tanto o personagem raciocinar e resolver oque deveria fazer , ficou tarde e não tinha mais tempo para resolver as questões ou colar, e oque deixa a charge cômica é o fato dele pensar em colar e ter uma conduta imoral, antiética em um exame de ética, mas não pensou que, oque ele realmente estava fazendo era uma conduta ética, pois ele raciocinou se devia ou não colar.

    ResponderExcluir
  16. Joyce Miriane n°21 2°B - JBC


    A situação da charge acima esclarece os conceitos sobre moral e ética, através de uma situação que testa o comportamento de um aluno em relação de uma escolha que poderia ser vista como desonesta, mas que não poderia prejudicaria ninguém. A duvida de Calvin mostra um dos maiores problemas entre a sociedade, que muitas vezes teme em agir de maneira certa mesmo sabendo que os maiores valores do homem é construído pelo seu caráter , atos que nem sempre garante o bem-estar social. Devemos analisar que vivemos em uma sociedade onde é preciso seguir normas, adquiridas pela educação, tradição e pelo cotidiano. No qual estão sempre avaliando o comportamento do homem, mas que nem sempre é seguida conforme as regras, afinal quem nunca colocou como prioridade algo de seu interesse , ou trapaceou pensando apenas em levar vantagem? Afinal somos todos seres humanos e querendo ou não as vezes o egoísmo pode falar mais alto, cabe a nos decidir que decisão tomar perante as consequências, e não se esquecer dos nossos princípios e valores que devem andar juntos, formando ética e moral em uma mesma realidade

    ResponderExcluir
  17. Na charge podemos perceber que o garoto discute sobre o fato de colar ou não na prova. O ato de colar na avaliação mostra que ele será imoral, porque para que possamos ter moral temos que respeitar regras impostas pela sociedade que devem ser passadas para as pessoas para padronizar condutas, costumes e valores. Por um momento ele está sendo ético em refletir sobre os seus atos, mas a partir do momento que ele colar e prejudicar alguém ele estará sendo antiético, o que não acontece, pois após tanto refletir ele acaba perdendo o tempo da prova e a entrega em branco.
    Aline Carreira Nº: 01 série: 2ºB escola: JBC

    ResponderExcluir
  18. Na charge, Calvin tem uma "dúvida cruel", que está entre ser ou não imoral. Sendo a moral, um conjunto de princípios que rege pensamentos e atitudes de um indivíduo, ou seja, apenas algumas "regras" dentre tantas inclusas na ética (coletiva). Caso a personagem optasse por colar na tal prova, passaria por cima de todos os seus princípios morais.
    A falta de atitude de Calvin por fim, não o desqualificou como imoral ou antiético, porém não o qualificou, visto que ele não toma parte entre colar ou não.
    No fim das contas, Calvin, mesmo não tendo a intenção, fez a coisa certa. Foi obrigado a arcar com as consequências de não ter estudado, e acabou com a consciência leve, por não ter infringido nenhum dos princípios éticos.

    Guilherme Fatori Nº18 2ºA JBC

    ResponderExcluir
  19. No caso a duvida dele era colar ou não mas ai veio a parte moral se ele colar iria favorecer somente a ele, e se não colar ia prejudica-lo pois moral envolve somente um pessoa que no caso foi ele,mas por a prova ser de ética que seria uma atitude coletiva relacionado a qualquer tema que envolvesse este "grupo",ele ficou com esta ideia martelando a sua cabeça em fazer o certo ou o errado,de tanto pensar nisto acabou perdendo a oportunidade de escolha e no final ficou com a mente tranquila pois isso gerou a uma decisão ética que não quis prejudicar ninguém além de si próprio .

    Renan Spontoni Lameu Nº37 2ºA JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. martelando a cabeça....so vc Renan, mas a idéia é essa msm.ok

      Excluir
  20. Em minha opinião, hove a precepção o juiso e a razão .
    -A precepção: ele teve que decidir se iria ou não colar.
    -O juiso:foi que ele decidiu que não iria colar e copiar de ninguem, pois ele pensou se fizesse isso ele não iria prejudicar ninguem, mas sim estaria enganando a si mesmo, pois iria tirar uma nota alta e não iria saber nada daquela materia.
    -E a razão:foi que ele nao copiou de ninguem e não fez a prova porque não tinha estudado e nao sabia, ele entregou a prova em branco. pois não queria copiar de ninguem, por que axou errado enganar a si mesmo.

    Larissa Ramos Da Silva Nº30 2ºA JBC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha só as faculdades do intelecto de Descartes!!!Gostei Larissa.

      Excluir
  21. No meu ponto de vista,ele não está errado pois ele pensou nas consequêcias que iria vim depois da prova, porque ele não ia sabe de nada da matéria, mais se ele quisesse ultrapassar ele ia conseguir a nota, mais estava sendo desonesto com si mesmo e prejudicando a si próprio, pois ele não ia te o dever de falar das outras pessoas, porque hoje em dia não é todos que tem esse comportamento de pensar antes de agir e no que pode acontecer depois pois não são todos que pensam do mesmo jeito e também nem todos tem ética e moral.


    Açucena Silva de Melo N°01 2°A JBC

    ResponderExcluir
  22. Na tirinha acima mostra dois personagens discutindo um assunto sobre fatos presentes no nosso dia-a-dia e que também se relaciona com a filosofia moral e a ética .
    A duvida que o personagem apresenta é sobre uma prova que na qual ele não sabia a materia e se ele colasse poderia estar prejudicando o seu grupo ele não agiu com etica e com a filosofia moral.
    Mas ele fazendo isso ,não iria prejudicar ninguem ,pois só iria acarretar problemas para o futuro, hoje ele não sabendo entregaria a prova em branco serve como uma lição de vida ,para ele saber que na proxima deve estudar para não gerar toda está duvida.E sempre pensar antes de fazer algo, agindo com respeito a você e o proximo.

    LARYSSA POCENTI CAETANO N°24 2°B JBC

    ResponderExcluir
  23. No meu conceito acho que o garotinho agiu eticamente, porque sabia que nao conseguiria fazer a prova, pois nao havia estudado e que se colasse de alguem nao passaria por merito seu e sim pelo do outro o que nao seria tao bom, afinal, a satisfação de passar colando nao seria tao completa quanto a de passar por merecimento.
    Podemos perceber tambem que ele nao sabia o que era etica nem moral, que por sua vez era a materia da prova, mas que ele agiu com etica, pois teve a capacidade de pensar que se colasse nao agiria corretamente sendo uma prova sobre etica e moral e estaria prejudicando-se, e tambem quais seriam as consequencias agindo dessa maneira.
    Entao é quase obvio que ele poderia fazer a prova e com sucesso, mas era so preciso ter noção de como ele agiu e pensou. E ainda bem que existem pessoas como ele que agiu eticamente. São pocas, mas ainda existem.
    Ana Carla Carvalho Pereira n°:6 2°B JBC

    ResponderExcluir
  24. Verdade Ana, mas quem sabe os maus não acabarão um dia copiando os bons?ok.

    ResponderExcluir
  25. A charge a cima, mostra um dúvida cruel que acontece nos dias atuais," trapacear e se dar bem, ou ser honesto e assumir seus atos". A grande moral de dessa história é que mesmo sabendo que Calvin iria se dar mal ele optou pela opção correta e justa, que foi assumir o fato de não ter estudado.
    Crystian Mota n°14 2°A JBC

    ResponderExcluir
  26. a charge acima representa uma situação que acontece muito nos dias atuais colar em uma prova a qual não se estudou para que assim consiga uma boa nota que o aprove ou ser reprovado pela sua falta de estudo para faze-lá ,esta é uma ocasião que exige muita ética e moral para obter uma decisão, colar e conseguir uma boa nota sem o mérito do esforço seria uma decisão sem moral tão quanto sem ética ,porem apesar de todos saberem quão é errado a maioria usa da trapaça para alcançar seus objetivos , isso claro cabe a diversas situações do cotidiano como mentir para ter aquilo que lhe satisfaz, furtar algo ... entre outras que são tomadas as decisões assim totalmente sem a ética e a moral ,entre tanto o garoto confuso em fazer sem a cola ou com ela, não concluio a prova ao menos começou ,ao final ele revela q o tema da prova era ética e que com o contexto da tirinha fez com ela ficasse cômica.

    NOME:Vinicus Adriano
    ESCOLA:JBC SERIE: 2°B
    N°: 41

    ResponderExcluir
  27. A charge acima mostra a dúvida do personagem. Colar ou não colar? Eis a questão.. (rsrs .. brincadeira). Certo que se ele tivesse colado poderia se dar bem na prova,
    tirado uma boa nota, mas isso seria uma atitude desonesta. Nossa sociedade enfrenta esse problema todos os dias, em seguir nossa ética ou nossa moral, como no caso
    da prova, se não estudamos, devemos colar e nos darmos bem?, ou devemos deixar a prova em branco e nos darmos mal? Tanto é, que essa dúvida é tao dificil de ser
    respondida, que o personagem nao encontra uma resposta para ela, e então o tempo para fazer a sua prova chega ao fim e ele acaba a deixando em branco. E no final da
    charge, o que nos mostra que essa dúvida é tão dificil de ser respondida, é a parte que ele fala que a sua prova era de Ética, e ele nao sabia se deveria agir com
    a ética ou nao.

    Allan Máximo, JBC 2ºB, Nº2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tinha que ter seu toque de brincadeira né Allan?mas ficou bom...

      Excluir
  28. A charge nos tras um dilema que muitas vezes nos encontramos nele em diversas áreas da vida,não apenas na situação colocada,mas em várias situações cotidianas.

    Penso que nessa colocação de Calvin, a melhor escolha seria não colar e tirar uma nota ruim, pois a ética e a moral nos leva a fazer as escolhas certas e sermos justos em qualquer situação de dúvida.

    Colar em uma prova muitas vezes parece ser a melhor saída a curto prazo, mas se a gente parar e pensar, vamos ver que o melhor é estudar para que no futuro possamos estar capacitados e prontos para entar no mercado de trabalho e também para sermos pessoas melhores.



    Liliane Renata, Nº27, 2ºB, JBC

    ResponderExcluir
  29. Jhonatan
    N:23
    Jbc
    2°A


    A charge mostra uma maneira etica e moral do nosso comportento.Entao antes de colar pense duas veze antes de fazer besteria, entao sigua o meu comselho! Todos os colantes parem de colar antes que seja tarde, voce pode ate achar que e besteira que eu vou falar mas e a mais pura verdade. Qual e a vantagem de colarmos agora se no futuro nao nada colando mas sim obtendo conhecimento.Entao parem de colar enquanto a tempo e se dediquem mais aos estudos, assim eu garanto que sera um grande homem no futuro, como eu sempre digo quem tem cabeca tem tudo.Como diz a nossa profssora Silena: e pensando que conquistamos o que queremos, ou seja sem roubar as ideas de outras pessoas mas tendo as nossas proprias ideias que assim poderemos ser alguem na vida.

    ResponderExcluir
  30. Jhonatan
    nº:23
    2ºA
    JBC

    A charge mostra de que maneira nos devemos nos comportar diante de uma prova tendo o conceitos éticos e morais que uma pessoa de ter.Assim podemos saber que colar nunca vai ser a melhor opção a decidir.Entao pensando eticamente e moralmente o meu conselho é parem de colar enquanto a tempo, pois niguem sabe o dia de amanhã, no futuro os que estudaram no passado terao uma vida de qualidade.E os colantes do passado nao terao uma boa vida.Num futuro breve os inteligentes serao lembrados e ja os burros serao esquecidos.Entao como eu sempre digo faça algo de bom no presente para ser um grande homem no futuro.So assim podemos ter princios e conquistar nossos pensamentos.A vida é realmente uma caixinha de surpresas.É com grandes pensamentos que obtemos grandes objetivos.

    ResponderExcluir
  31. A charge acima é um exemplo ética. Calvin resolveu entregar a prova em branco ao contrário de colar, pois colar não seria uma um princípio adequado a ser tomado, sendo que ele podia ter se preparado antes e também seria anti-ético ele copiar as respostas durante a prova. No entanto o que o Calvin fez foi correto, mas se ele tivesse colado, ele não estaria se auto-beneficiando, mas sim enganando a si. próprio.

    Carlos Alberto
    Série:2°B
    N°15

    ResponderExcluir
  32. A charge mostra uma realidade que devemos evitá-la estudando, pois colar é um decisão imoral e além disso, ao colar você está desobedecendo ordens impostas pelo professor e desprezando sua autoridade.
    Quando colamos não pensamos se essa ação irá ou não prejudicar outras pessoas. Mesmo que não prejudique colar também envolve mentir pois quando assinamos nosso nome na prova é como se fosse uma declaração de que somos o autor, sendo um falso testemunho.
    Portanto é necessário que estejamos sujeitos não somente pelo castigo mas também pela consciência.
    Calvin fez o correto não colando pois ele estaria enganando a si próprio e não iria aprender, que é o mais importante.


    Rhuan Matheus
    2ºb
    Nº 36

    ResponderExcluir
  33. A charge nos mostra a questão que sempre está presente nas escola ou faculdades.

    Ser Ético ou Não ser, se dar mal na prova mas assumir a responsabilidade de não ter estudado ou se dar bem na prova mas omitir a responsabilidade de não ter estudado. O menino passou por uma questão de colar ou não colar na prova de Ética, mas ele sabe que precisa daquela nota para passar de ano mas também pensa, do que vale a pena tirar nota mas não ter noção do que está fazendo, pois bem, o erro vem de nossa sociedade em que vivemos pois trabalhamos com números e não com o que realmente aprendemos e se os números dizem que o ensino está bom porque mudar.

    Então o menino pensa tanto na questão que seu tempo para executar a prova acaba mas que por fim ele reconhece que colar não era a melhor opção por o assunto se tratar de Ética que quer dizer temos que agir sobre o comando de regras e leis. ( o pratico nem sempre é o certo).

    Gustavo Nº19 2ºA JBC

    ResponderExcluir
  34. A charge acima mostra o pensonagem tendo uma duvida muito comum nas escolas..
    A duvida do personagem é ser Ètico e não colar e depois falar que não tinha estudado ou colar na prova e passar mas sem saber nada..

    Isso é resultado da mal sociedade que vivemos, que para nos conseguir alguma coisa nem sempre agimos corretamente sem agier pela ética.
    o Menino ficou tã confuso que não terminou a prova e quando leu o tema e viu que era ética o charge ficou engraçada..

    Pablo Henrique
    Serie 2°B JBC

    ResponderExcluir
  35. Na charge mostrada representa a dificuldade de diversos alunos no ato de estudar e não colar.Se o personagem estudasse poderia ter feito a prova e poderia ter si dado bem na maioria dos caso ou mal mas teria aprendido com seu erro e aprendendo mesmo se dando mal na prova, bem melhor de colar numa prova tirar boas notas mas não aprender nada, enquanto outros alunos se esforçam.Na charge Calvin teve q escolher seu caminho positivo de não colar e agir ETICAMENTE de acordo com o bem ou o negativo de colar na prova e NÃO agir ETICAMENTE se dando bem CALVIN assume seu erro de não estudar para a prova e se dado mal mas agiu de acordo com o bem de não ter colado que e ser Ético.Essa charge mostra a dificuldade representada na sociedade enfrentada ultimamente em quase todos os dias nas escola.

    JEFERSON 2B N° 20

    ResponderExcluir
  36. Na charge Calvin põem sua moral em prova, ao se perguntar se era certo ou não colar em uma prova, Apesar de não colar na prova acho que Calvin feriu sua moral só pelo fato de não te-la formada e precisar pensar tanto no certo ou errado ao ponto de acabar o tempo de término da prova e ele não ter se decido sobre o que fazer.
    Sua moral ja deveria estar formada, sabendo o certo e errado, o que fere ou não os direitos éticos do próximo, nossa moral é fundamental para a vida em sociedade, pois ele que forma a ética social e somente com moral e ética, pode-se viver em uma sociedade civilizada.

    J.B.C
    BRUNO A. SILVA Nº11 2ºA

    ResponderExcluir
  37. A Charge acima mostra o que realmente acontece nas escolas, colar ou não colar? Nessa charge o menino fica com essa duvida pois se ele colar vai tirar uma nota boa, e se não colar vai tirar uma nota ruim.
    Mas as duas possibilidades não são boas, porque se ele colar vai parecer que ele não é capaz de estudar para prova e vai tirar nota com base nas resposta dos colegas, mais se ele não colar ficara com uma nota baixa pois não estudou, mas Calvin entregou a prova em branco porque estava pensando nas opições.



    Depois de termos lido essa charge, muitas pessoas vão pensar duas vezes antes de colar em uma prova pois devemos nos preparar para ver que somos capazes de chegar em qualquer lugar, porque estudando vamos ter um trabalho bom e a conciencia limpa de ter feito algo bom um dia :]


    Ana Livia Oliveira, N°:07 2°B JBC

    ResponderExcluir
  38. A historia em quadrinho mostra a duvida de muitas pessoas hoje em dia, de ser ético ou de não ser ético. A grande a duvida de Calvin neste caso é se ele cola ou não na prova. No final ele acaba entregando a prova em branco, pois o tempo havia acabado, mas o que ele não percebeu é que estava racionalizando. E o que deixa a charge mais engraçada é que a prova era sobre ética.
    Mas uma coisa nunca podemos esquecer é que a moral e a ética estão sempre juntas e que para distinguir o que é ético do que é antiético, precisamos racionalizar. Com tudo se pensamos, logo existimos.

    Franciny M. Kuriyama – Nº: 18 – 2ªB

    ResponderExcluir
  39. A charge mostra oque acontece realmente nas escolas de hoje em dia, a duvida dos alunos de colar ou não. a maioria nem pensa igual o menino da charge , colam e nem ligam ,isso é ser imoral. colam e se dão bem agora, só que nem pensão no que o futuro pode estar preparando para eles, e tem oque pensa antes de colar, e vem a questão da ética de respeitar a si próprio e ao colega , porque se ele colar vai se dar bem nas custa do outro, então é melhor ele deixar de colar e não se sair bem na prova por não ter estudado, e assim aprender com seu erro, da próxima ele vai lembrar e estudar.. Então temos que pensar muito antes de fazer que possa prejudicar alguém e a si mesmo..
    JBC, 2ºB, nº37

    ResponderExcluir
  40. Nessa imagem, vemos um personagem decidindo se irá colar na prova e passar, ou não irá colar na prova e receber uma nota vermelha e ter uma consciência tranquila. O tempo de prova dele acabou, e ele entregou a prova em branco.
    Esse é um exemplo de ética e nos dá muito o que pensar, pois essa é uma questão muito séria dentro das escolas, onde os alunos decidirão se irão colar em provas ou não. Devemos optar em fazer o que é certo, em não colar em provas e ter uma consciência tranquila. Aqueles que acham que colando em provas vão se dar bem por passar no teste, estão muito enganados, esse é um erro muito grande que estarão fazendo. Pessoas que fazem essas coisas, não pensam nisso: Que no futuro terão consequência drásticas e terão consciência pesada.

    Escola: "João Brembatti Calvoso - JBC"
    Nome: Renan
    N°:35
    Série: 2°B

    ResponderExcluir
  41. A charge mostra a realidade atual no qual as pessoas se vê em dúvida da ação ética e antiética.
    O menino da charge contêm uma dúvida comum em todo ser humano,mas seus pensamentos estão divididos em prós e contra ou seja receber a reação da ação anterior sendo não estudar,ou trapacear através da cola.Ele esta tão envolvido nesse questionamento de certo e errado que acaba o tempo e entrega a prova em branco.
    Na minha opinião a sua ação não foi ética que é sinônimo de moral,pois ele deveria ter sido digno e recebido a ação sendo ela a reprovação,já que ele não fez o certo antes,então deveria arcar com as consequências sem dúvidas.
    Jaine Nº22 2ºA JBC

    ResponderExcluir
  42. A charge acima mostra uma dúvida muito presente nos dias de hoje: Colar e passar trapaceando ou ir mal e reprovar assumindo a responsabilidade de não ter estudado?
    Se Calvin colasse não estaria respeitando sua moral, nem um conjunto de éticas. O muito pensar de Calvin na sua ética fez com que o tempo se esgotasse e a prova ficasse em branco.No final Calvin tem a consciencia tranquila pois não colou, mas também não fez a prova por não ter estudado, ficando isso como um aprendizado para a próxima prova.

    Aluna: Caroline Christine
    Série: 2º A
    Nº 12
    Escola: JBC

    ResponderExcluir
  43. A charge citada acima representa o nosso cotidiano. As vezes temos que fazer escolhas muito importantes e saber diferenciar o certo do errado;como o personagem temos nossas dúvidas e por isso acabamos fazendo escolhas sem pensar.Calvin se encontra na dúvida entre ser ético e não ético e acaba se envolvendo em seus pensamentos e entrega a prova em branco, ele preferiu ser ético não só consigo mesmo mas também com o professor pois se tivesse colado estaria si enganando e perceberia o erro no futuro onde faria escolhas mais complexas que essa.

    Ana Beatriz S. Pessoa
    2°B nº 04
    JBC :D

    ResponderExcluir
  44. A Charge assima,cita varias coisas do nosso cotidiano,como em nossa casa,escola etc...Eu todo lugar devemos ter etica,ou não,o personagem,teve duvida se tevi etica em sua prova,a duvida foi colar,ou não em sua prova.Por pensar muito acabou não fazendo sua prova,e ficado sem nota,isso foi bem etico,porque isso no futuro poderia pesar muito,por que,ele deveria ter estudado para prova,e ele saberia se o que ele fez foi etico ou Não,Por que sua prova era sobre etica.

    Idila Paiva n°19
    2B°

    ResponderExcluir
  45. O tema discutido na charge é se colar na prova seria ético ou não diante da sociedade.Calvin ficou pensando que se ele colasse ganharia nota em cima da sabedoria de outra pessoa e seria anti-ético,e se não colasse ganharia nota merecida pela sua sabedoria,ele ficou com duvida e acabou entregando a prova sem fazer nada.
    Esse fato acontece muito no nosso cotidiano e não é só com esse tema,exemplo:quando estamos em alguma fila seja na escola,no mercado,no banco,etc...devemos pensar que se cortamos a fila agiríamos errado seriamos anti-éticos diante da sociedade,e teríamos consequências.Calvin ficou na duvida pois se lembrou dos conceitos de ética:que é a determinação do que é bom e correto para a sociedade,e Moral:é a determinação de regras que mostra como devemos agir se comportar diante de sociedade em que habitamos.Ética e moral caminham juntas,e ele pensou que ele seria imoral se colasse na prova pois ele sabia o que era certo(não colar na prova)e se ele fizesse o erado não estaria cumprindo as regras da moral.
    BEIJOS PROFESSORA LINDA♥ Rsrsrs...
    LUANA ALVES N*28 2*B JBC.

    ResponderExcluir
  46. vinicius previatto 2ºA JBC


    na tira a cima mostra dois personagen em quadrinho, um deles disqute da prova que havia feito; desse para seu amigo que na hora que foi realisar a prova ele nao sabia de nada e ai ficou em duvida se colaria ou nao na tal prova.
    Ele nao sabia se aceitaria a relaçao negativa que nao havia estudado para a prova.
    E axo que isso é um erro que nao só aparece em historias em quadrinhos mas sin na vida real e maioria dosalunos de hoge em dia fas isso, éssa é uma realidade que que vem acontecendo por longo dos anos mas isso nao interessa voltando ao assunto.
    O persoonagem no final das contas ficou indessiso que colaria ou nao se seria justo com tigo ou nao porem ele nao sabia de nada e acabou finaliszando a hota e nao deu tempo de faser nada e entregou a prova em branco; depois no final das contas eleacabou se arrependendo, e é isso que todos nós devemos faser se preparae antes de todas as atividades que formos realizar.

    ResponderExcluir
  47. A charge mostra uma realidade que devemos evitá-la estudando, pois colar é um decisão imoral e além disso, ao colar você está desobedecendo ordens impostas pelo professor e desprezando sua autoridade.
    Quando colamos não pensamos se essa ação irá ou não prejudicar outras pessoas. Mesmo que não prejudique colar também envolve mentir pois quando assinamos nosso nome na prova é como se fosse uma declaração de que somos o autor, sendo um falso testemunho.
    Portanto é necessário que estejamos sujeitos não somente pelo castigo mas também pela consciência.
    Calvin fez o correto não colando pois ele estaria enganando a si próprio e não iria aprender, que é o mais importante.


    Rhuan Matheus
    2ºb
    Nº 36
    JBC

    ResponderExcluir
  48. Na charge está relatando uma dúvida constante do ser humano em fazer o certo,ou o errado quando nos favorece.
    Pensando na ética Calvin não sabe o que fazer,colar na prova e se dar bem mas ser injusto,ou ser ético e se dar mal,então fica na dúvida e acaba entregando sua prova em branco.
    Ao dizer que sua prova era de Ética,ele mostra que era na verdade sobre ser ético ou não,e acaba sendo ético pois não colou na prova.

    Matheus Fernandes
    nº35 2ªA

    ResponderExcluir
  49. Na charge o garoto teve a duvida de colar ou não colar em sua prova,uma duvida muito presente em nossos cotidianos.Ele ficou em duvida,só que no caso devemos lembra da etica e moral.Ele não estaria prejudicando ninguem,mas prejudicaria ele mesmo e estaria tendo uma atitude imoral,no caso o aluno pensou e acabou que entregou a prova em branco.
    Se todos pensasem assim,não agicem por empulso,ou apenas pelo desejo de passar de ano o mundo estaria bem melhor não haveria tantas pessoas sem capacidade proficional,sem trabalho,e de certa forma sem estudo.
    Charge fez o correto pois agiu dento da moral e da etica.


    Amanda Caroline n°:03 2°B
    JBC

    ResponderExcluir
  50. Na charge o garoto teve a duvida de colar ou não colar em sua prova,uma duvida muito presente em nossos cotidianos.Ele ficou em duvida,só que no caso devemos lembra da etica e moral.Ele não estaria prejudicando ninguem,mas prejudicaria ele mesmo e estaria tendo uma atitude imoral,no caso o aluno pensou e acabou que entregou a prova em branco.
    Se todos pensasem assim,não agicem por empulso,ou apenas pelo desejo de passar de ano o mundo estaria bem melhor não haveria tantas pessoas sem capacidade proficional,sem trabalho,e de certa forma sem estudo.
    Calvim fez o correto pois,agiu dentro da moral e da etica.


    Professora considere este comentario obrigada !

    Amanda Caroline n°:03 2°B JBC

    ResponderExcluir
  51. Na charge, o personagem usa uma das maiores virtudes do homem, o pensar, para decidir se age dignamente, com ética, ou não. A duvida do personagem mostrada no quadrinho é só um dos exemplos dos muitos dilemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia, nos quais temos que decidir se agimos moralmente, sendo assim éticos, ou se não fazemos o uso de nossa ética, muitas vezes sendo desonestos. Como o personagem diz "As pessoas burlam as regras e acham que podem se dar bem.", mas como podemos nos dar bem se não temos moral e ética? Esses elementos são essenciais para que o caráter de uma pessoa seja definido, e o caráter, hoje em dia em nossa sociedade é que define em que meio social ela pode estar. Pessoas sem moral, sem ética são rotuladas pessoas sem caráter, e automaticamente são julgadas pela sociedade.

    Marla Alixandre
    nº31 2ºB
    JBC

    ResponderExcluir
  52. http://www.osignificado.com.br/etica-e-moral/

    se tivé errado é esse aki

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090326193558AAjM2lD


    Nome: Anonimo JBC 2°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que é anonimo, porque a nota vc já deve saber qual é...

      Excluir
  53. O menino ao perceber que não sabia nada sobre a prova de ética achou antiético colar na mesma, então ao ficar pensando no que fazer acabou o seu tempo e ele teve que entregar a prova em branco. Pois se ele colasse na prova ele estaria enganando a si mesmo e também estaria contrariando os princípios básicos da ética e da moral.

    Lucas Fenelon Parra
    Nº29 Série:ºB
    JBC

    ResponderExcluir
  54. A charge acima,relata uma dúvida que acontece constantemente no meio em que vivemos.O garoto estava em dúvida se colaria ou não na prova,se ele colasse ele teria uma boa nota,e sua ética(carcteristica do indíviduo que se organiza em sociedade)"ficaria lá em cima",mas sua moral(caracteristica de cada indíviduo)ficaria lá em baixo.
    Porém,o garoto não quis enganar a si mesmo,e resolveu não colar,sendo assim,saberia que sua ética ficaria mal,mas sua moral ficaria bem,ou seja,ele ficaria bem com sigo mesmo,por saber que não foi injusto com si próprio.
    Ana Beatriz M. dos S. de Jesus N*:04 2A JBC

    ResponderExcluir
  55. Na Charge acima, o personagem principal tem uma grande dúvida, colar ou não na prova, ele tem a lógica de que se colar ele passa, mas sabe que isso é imoral, e que se não colar iria reprovar, mas sabe também que seria a coisa certa a ser feita, assumir a consequência de que não estudou e se deu mal justamente.E esse tipo de dúvida acontece diáriamente no dia-à-dia das pessoa,"SER ÉTICO, OU NÃO".O personagem acaba não fazendo a prova, pois não tinha dado tempo do que ira fazer, o certo ou o errado, e a charge acaba sendo engraçada, pois seu examame tratáva-se de ética, ou seja, sua dúvida e sua prova tratáva-se do mesmo assunto.
    Amanda Moreira
    Nº03
    2ºA JBC

    ResponderExcluir
  56. A charge acima representa um dilema que ronda a mente dos estudantes que é colar ou não colar nas provas, o menino se depara com essa situação, ele tem em mente que colar seria anti-ético e que por consequencia afetaria sua moral, ele fica pensando nas consequencias que isso poderia acontecer que o tempo da prova se esgotando e por fim acaba fazendo nada ou seja não decidindo nada, mas no final da charce não deixa de indicar que o garoto penso e agiu com ética . Infelizmente são raras as pessoas que param pra raciocinar como o menino ver o que isso pode provocar, pra elas isso não é anti-ético pois não estaria prejudicando ninguém, mais não percebem que estão prejudicando a si mesmo.

    Ana Flávia Borges dos Santos
    Nº:05
    2ªA

    ResponderExcluir
  57. Pessoal, a partir daqui os comentários não mais serão avaliados.Fiquem atentos aos desafios do próximo bimestre.

    ResponderExcluir
  58. muito legal aqui, visitando em 2019... Parabéns pelo trabalho realizado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiros anos, conteúdo de volta às aulas