A FILOSOFIA na segunda fase UNESP de DEZ/2011
Conforme comentei com vocês em sala de aula, seguem as questões dissertativas da segunda fase da Unesp do ano passado, percebam que muito do que é cobrado faz parte de nossa rotina em sala de aula, deem uma lida nas questões e tentem resolvê-las.Se precisarem de ajuda, me procurem ou na sala ou via blog.Vamos lá aguardo as participações.
E a verdade, o que
será? A filosofia busca a verdade, mas não possui o significado e substância da
verdade única. Para nós, a verdade não é estática e definitiva, mas movimento
incessante, que penetra no infinito. No mundo, a verdade está em conflito perpétuo.
A filosofia leva esse conflito ao extremo, porém o despe de violência. Em suas
relações com tudo quanto existe, o filósofo vê a verdade revelar-se a seus
olhos, graças ao intercâmbio com outros pensadores e ao processo que o torna
transparente a si mesmo. Eis porque a filosofia não se transforma em credo.
Está em contínuo combate consigo mesma.(Karl Jaspers, 1971.)
Com base no texto,
responda se a verdade filosófica pretende ser absoluta, justificando sua resposta
com uma passagem do texto citado. Ainda de acordo com o fragmento, explique
como podemos compreender os conflitos entre filosofia e religião e cite o
principal movimento filosófico ocidental do período moderno que se caracterizou
pelos conflitos com a religião.
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Questão 10 - caderno ciências humanas
dez/2011-UNESP
Em troca dos artigos
que enriquecem sua vida, os indivíduos vendem não só seu trabalho, mas também
seu tempo livre. As pessoas residem em concentrações habitacionais e possuem
automóveis particulares com os quais já não podem escapar para um mundo diferente.
Têm gigantescas geladeiras repletas de alimentos congelados. Têm dúzias de
jornais e revistas que esposam os mesmos ideais. Dispõem de inúmeras opções e
inúmeros inventos que são todos da mesma espécie, que as mantêm ocupadas e
distraem sua atenção do verdadeiro problema, que é a consciência de que
poderiam trabalhar menos e determinar suas própriasnecessidades e satisfações.(Herbert
Marcuse, filósofo alemão, 1955.)
Caracterize a noção
de liberdade presente no texto de Marcuse, considerando a relação estabelecida
pelo autor entre liberdade, progresso técnico e sociedade de consumo.
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Questão 11 – caderno de ciências
humanas dez/2011 – UNESP
O Iluminismo é a
saída do homem de um estado de menoridade que deve ser imputado a ele próprio.
Menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio intelecto sem a guia de
outro. Imputável a si próprios é esta menoridade se a causa dela não depende de
um defeito da inteligência, mas da falta de decisão e da coragem de servir-se
do próprio intelecto sem ser guiado por outro. Sapere aude! Tem a coragem de
servires de tua própria inteligência!(Immanuel Kant, 1784.)
Esse texto do
filósofo Kant é considerado uma das mais sintéticas e adequadas definições
acerca do Iluminismo. Justifique essa importância comentando o significado do
termo “menoridade”, bem como os fatores sociais que produzem essa condição, no
campo da religião e da política.
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Questão 12 – caderno de ciências
humanas dez/2011 – UNESP
Três maneiras há de
preservar a posse de Estados acostumados a serem governados por leis próprias;
primeiro, devastá-los; segundo, morar neles; terceiro, permitir que vivam com
suas leis, arrancando um tributo e formando um governo de poucas pessoas, que
permaneçam amigas. Sucede que, na verdade, a garantia mais segura da posse é a
ruína. Os que se tornam senhores de cidades livres por tradição, e não as
destroem, serão destruídos por elas. Essas cidades costumam ter por bandeira,
em suas rebeliões, tanto a liberdade quanto suas antigas leis, jamais
esquecidas, nem com o passar do tempo, nem por influência dos favores que
receberam. Por mais que se faça, e sejam quais forem os cuidados, sem promover
desavença e desagregação entre os habitantes, continuarão eles a recordar
aqueles princípios e a estes irão recorrer em quaisquer oportunidades e
situações.(Nicolau Maquiavel. Publicado originalmente em 1513. Adaptado.)
Partindo de uma
definição de moralidade como conjunto de regras de conduta humana que se
pretendem válidas em termos absolutos, responda se o pensamento de Maquiavel é
compatível com a moralidade cristã. Justifique sua resposta, comentando o teor
prático ou pragmático do pensamento desse filósofo.
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