Postagem para o terceirão do COC

Pessoal nas aulas anteriores, citamos alguns conceitos que já foram estudados por vcs, nas séries anteriores do ensino médio.Mas, percebi que nem todos lembraram esses conceitos com muita facilidade.Sendo assim segue essa postagem para auxiliá-los.Qualquer dúvida postem seus comentários ou me procurem na escola.

Dedução e Indução
dedução é uma inferência em que se parte do universal para o particular. Ela é uma atividade lógica – racional (pensamento) e é somente ela que valida o conhecimento científico. A maior parte das pessoas partem do senso comum pensam que a ciência é validada pela experiência, mas é um engano terrível porque a ela é validada somente pela razão (dedução).
Por indução entende-se um método de pensamento em que se parte do particular para ouniversal. A indução está ligada a experiência (observação), a partir dela cria-se uma lei.

Observe os dois blocos de informações:

Bloco A

(1 Premissa) Todo cão voa.
(2 Premissa) Rex é um cão.
(Conclusão) Logo, Rex voa.
O bloco acima é um exemplo clássico de dedução válida, o que valida esta inferência é a estrutura em que se parte de uma ideia universal (todo) para uma ideia particular (Rex, que é um cão particular).

Bloco B
(1 Premissa) Alguns cães são raivosos.
(2 Premissa) Rex é um cão.
(Conclusão) Logo, todos os cães são raivosos.
O bloco B é uma indução em que os argumentos são incompletos, pois utilizam duas afirmações (premissas) particulares e tenta-se chegar a uma conclusão generalizada.


Lembrem-se da dica :
indução :"indo", do singular (único ser, única premissa) para o plural (faz inferência a vários seres, plural)
dedução: do plural para o particular.

Percebam que esta dica se refere a última linha da premissa, este conteúdo recebe o nome de falsificacionismo e existem outras postagens aqui no blog sobre ele....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESAFIO 2 ANOS

Primeiros anos, conteúdo de volta às aulas